O arcebispo de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, presidiu a missa de encerramento do Ano Letivo do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria. A celebração ocorreu na manhã deste sábado, 8 de dezembro, na Capela do Seminário, foi concelebrada pelo Pe. Arley Humberto, reitor da casa de formação, e contou com a participação de todos os seminaristas.
A missa marcou este momento de gratidão e reflexão pelo ano de atividades. Com o encerramento do calendário acadêmico e formativo, os seminaristas entram em período de férias, com retorno previsto para o final de janeiro, quando iniciarão um novo ano de formação.
Seminário Maior Imaculado Coração de Maria
Localizado aos pés da Serra do Mel, na Rua Reino Unido, 53, no Bairro Ibituruna, em Montes Claros, o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria é uma casa de formação presbiteral que desempenha um papel essencial na preparação de futuros sacerdotes. Além dos seminaristas da Arquidiocese de Montes Claros, acolhe vocacionados das Dioceses de Januária, Janaúba e Paracatu.
O processo formativo compreende quatro etapas: Acompanhamento Vocacional, Ano Propedêutico, Estudos Filosóficos (ou Discipulado) e Teologia (ou Configuração). Essas fases ocorrem no Seminário Propedêutico São Pio X e no Seminário Maior.
A missão dessa casa de formação é formar homens de Deus, discípulos-missionários comprometidos com o Evangelho, prontos para pastorear o povo de Deus e ser sinais vivos de Cristo, o Bom Pastor, no mundo.