Na noite da última sexta-feira, 13 de setembro, a Comunidade de Vida e Aliança Obra de Maria, em Montes Claros, celebrou uma missa especial presidida por Dom José Carlos, arcebispo de Montes Claros. A celebração, que ocorreu na sede da comunidade, situada na Rua Araxá, 327, Bairro Ibituruna, foi concelebrada pelo Pe. Dimas da Silva, missionário da Comunidade Obra de Maria, e do Côn. Carlos Henrique Moreira de Souza, O.Praem, vice-prior do Priorado Nossa Senhora Aparecida e São Norberto e coordenador da Conferência dos Religiosos Núcleo Montes Claros (CRB-Moc).

A celebração antecedeu a Festa da Exaltação da Santa Cruz, e um dos momentos mais marcantes foi a entronização de um fragmento da Santa Cruz de Cristo, entregue à Comunidade Obra de Maria, que agora é sua guardiã. Além disso, Dom José Carlos abençoou a imagem de Nossa Senhora Grávida, direcionando uma especial intenção de oração para as mães que enfrentam dificuldades para engravidar, problemas na gestação e para as famílias.
Fernando Melo, membro de vida da Comunidade Obra de Maria e responsável pela missão em Montes Claros, expressou sua gratidão pela visita do arcebispo: “Foi uma honra para nós ter Dom José fazendo a entronização da Cruz de Cristo. Sua presença foi um momento de catequese e espiritualidade, especialmente pelas suas belíssimas palavras sobre o mistério da cruz. Devemos ser testemunhas de Jesus, seja na alegria ou na dor.”
Em sua homilia, Dom José Carlos destacou a importância da cruz no caminho de fé cristã: “A cruz marca o nosso caminho de fé, e não há ressurreição sem cruz. Não podemos perder isso de vista”, afirmou.
A Comunidade Obra de Maria
A Comunidade Obra de Maria foi fundada há 35 anos por Gilberto Gomes Barbosa, com sede em Recife/PE. Está presente em diversos estados brasileiros e em mais de 15 países, com forte atuação na África. Em Montes Claros, a comunidade atua há 4 anos, com o carisma de “Evangelizar de todas as formas com alegria.” Um dos pilares de sua missão são as peregrinações à Terra Santa e aos santuários marianos pelo mundo, proporcionando aos fiéis não apenas uma viagem, mas uma oportunidade de encontro profundo com Deus.
Sobre a missão da comunidade em Montes Claros, Fernando Melo explicou: “Chegamos no período da pandemia, e com a chegada de Dom José Carlos fortalecemos nossos laços com a arquidiocese. Nosso carisma está à disposição para servir nas paróquias, pastorais e movimentos, contribuindo para o crescimento do Reino de Deus em nossa Arquidiocese.”
Conforme lembrou São João Paulo II, as novas comunidades, como a Obra de Maria, são uma “primavera da Igreja”, trazendo renovação e florescimento à vida eclesial.
Fotos: Comunidade Obra de Maria