Pe. João Rafael representa Arquidiocese no Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV)

Entre os dias 11 e 13 de março, o Centro Cultural de Brasília (CCB) foi palco do Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV), um evento anual que reúne coordenadores e representantes de diversos regionais e organismos vinculados ao SAV-PV em todo o país. Com a participação de 32 pessoas, o encontro se destacou como um espaço de reflexão, estudo e diálogo sobre a promoção das vocações na Igreja Católica no Brasil.

O Padre João Rafael Marques de Oliveira, representando a Arquidiocese de Montes Claros, teve sua primeira participação nesse importante evento nacional. Ele foi eleito em 2023 para um quadriênio na Assembleia do SAV/PV do Regional Leste 2 da CNBB, abrangendo todo o estado de Minas Gerais, composto por 28 (Arqui)Dioceses.

Durante os dias do encontro, os participantes contribuíram na leitura e estudo do texto que comporá as Diretrizes para o Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional na Igreja no Brasil, uma orientação inédita que reflete um apelo da Igreja. Inspirados na metodologia da “Conversa no Espírito” proposta pelo Papa Francisco para os processos sinodais, foram promovidos momentos de escuta, partilha e diálogo sobre projetos comuns relacionados à animação vocacional nos diferentes regionais e Igrejas Particulares.

Um dos pontos altos do encontro foi a utilização do subsídio lançado para o mês de agosto deste ano: “Hora Vocacional – Igreja: uma sinfonia vocacional”, que será também empregado pela Arquidiocese de Montes Claros. O evento também serviu como preparação para o primeiro Encontro Arquidiocesano de Animadores Vocacionais, agendado para o dia 20 de julho, antecedendo o mês das vocações.

Padre João Rafael descreveu sua participação como uma experiência extremamente enriquecedora, destacando a oportunidade de conhecer diversas realidades presentes na Igreja do Brasil, as quais iluminam a caminhada no Regional Leste 2 e na Arquidiocese de Montes Claros.

Além disso, durante o encontro, foi realizada a eleição da nova coordenação nacional para o próximo quadriênio, composta por:

  • Diácono Leandro Calaça de Lira, representando o Regional Nordeste 2, como coordenador;
  • Padre Alexandre Mothé, do Regional Leste 1, como vice-coordenador;
  • Lia Flávia Salviano, representando o Regional Centro-oeste, como secretária;
  • Irmã Arlene Simões, da Regional da CRB de Belo Horizonte, como conselheira.

A participação do Padre João Rafael e a eleição da nova coordenação nacional destacam o compromisso da Arquidiocese de Montes Claros e das demais instituições religiosas em promover e fortalecer a pastoral vocacional, tão fundamental para o presente e o futuro da Igreja Católica no Brasil.

Compartilhe