• Homepage
  • /
  • Destaque Maior
  • /
  • Filho do clero da Arquidiocese de Montes Claros, Dom Dorival Barreto toma posse como Bispo de Januária

Filho do clero da Arquidiocese de Montes Claros, Dom Dorival Barreto toma posse como Bispo de Januária

Uma nova missão, um mesmo coração: Dom Dorival retorna ao Norte de Minas como pastor.

No próximo dia 23 de agosto de 2025, às 10h, será celebrada a Posse Canônica de Dom Dorival Souza Barreto, 6º Bispo Diocesano da Diocese de Januária-MG, em uma Solene Celebração Eucarística na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Dom Daniel, no Centro de Januária. A celebração reunirá bispos, padres, diáconos, religiosos, seminaristas, autoridades e fiéis de toda a Província Eclesiástica de Montes Claros.

Dom Dorival é filho do clero da Arquidiocese de Montes Claros, onde construiu grande parte de sua caminhada presbiteral e acadêmica. Sua nomeação como Bispo Diocesano de Januária foi anunciada pelo Papa Leão XIV no dia 18 de junho de 2025, e sua posse marca um novo capítulo na missão evangelizadora da diocese que, assim como Montes Claros, integra a mesma Província Eclesiástica.

Por ocasião da nomeação episcopal, Dom José Carlos de Souza Campos, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros e Presidente do Regional Leste 2 da CNBB, expressou sua acolhida com as seguintes palavras:

“A Província Eclesiástica de Montes Claros recebe com alegria e gratidão a nomeação de Dom Dorival Barreto como Bispo Diocesano de Januária. Conhecedor da cultura, da religiosidade, da Igreja presente nesta região norte mineira, ele saberá conduzir com zelo, amor e sabedoria o povo bom e religioso que lhe é confiado. Nossa Província se enriquece e se enche de esperança pela preciosa colaboração que este irmão poderá dar a nós e ao nosso Regional Leste 2. Bem-vindo, Dom Dorival. Estas terras e esta gente que já o conhecem o aguardam com grande afeto!”
Dom José Carlos, Arcebispo de Montes Claros

A Diocese de Januária convida todo o Povo de Deus a se unir em oração e participação neste momento de graça e renovação. Aqueles que necessitarem de acolhida devem confirmar presença até o dia 17 de agosto, pelo e-mail mitrajanuaria@hotmail.com ou pelo telefone (38) 3621-1342.

Um pastor formado entre nós: história, ministério e missão de Dom Dorival

Natural de Jequié-BA, nascido em 10 de março de 1964, Dom Dorival é filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves. Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em 1980 e, posteriormente, transferiu-se para Montes Claros, onde concluiu seus estudos teológicos. Foi ordenado diácono por Dom Geraldo Majela de Castro, O.Praem., em 19 de julho de 1987, e presbítero por Dom José Alves Trindade, em 10 de janeiro de 1988, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Ao longo de sua trajetória na Arquidiocese, desempenhou diversas funções pastorais e administrativas: foi vigário, pároco, chanceler, ecônomo, coordenador da Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais, além de professor de Liturgia e Latim no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Desde 2013, exercia o ofício de pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, a histórica Igreja Matriz de Montes Claros, localizada no coração da cidade.

É bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, também em Roma.

Dom Dorival preside Missa pelos 190 anos da Igreja Matriz de Montes Claros, em 14/07/22. Foto: Laura Tupinambá

Foi nomeado Bispo Titular de Tindari e Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia em 4 de novembro de 2020. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 3 de janeiro de 2021, justamente na Igreja Matriz de Montes Claros, onde ele também foi pároco nos últimos anos nesta Arquidiocese. Seu lema episcopal é “Ite et vos” (“Ide também vós” – Mt 20,7), expressão que reflete seu espírito missionário e compromisso com a Igreja em saída.

Mesmo após sua nomeação como bispo auxiliar em Salvador, Dom Dorival mantém viva e constante a sua ligação com a Arquidiocese de Montes Claros. O vínculo construído ao longo de décadas de serviço pastoral é visível em suas frequentes visitas, celebrações e encontros com o clero e o povo desta Igreja Particular. Seu afeto e compromisso com a comunidade que o acolheu e formou continuam presentes, como expressão de amizade, gratidão e comunhão eclesial.

A Província Eclesiástica de Montes Claros

A Diocese de Januária é igreja-irmã da Arquidiocese de Montes Claros, pois ambas pertencem à Província Eclesiástica de Montes Claros. Essa estrutura, conforme o Código de Direito Canônico, reúne dioceses vizinhas com o objetivo de fomentar a comunhão pastoral e a cooperação entre os bispos. A província é presidida pelo Arcebispo Metropolitano, cuja sede é a Arquidiocese de Montes Claros.

No Norte e Noroeste de Minas Gerais, a província é formada por quatro dioceses: Montes Claros (criada em 1910), Paracatu (1962), Januária (1957) e Janaúba (2000). Desde 2001, essas Igrejas particulares caminham juntas, promovendo ações pastorais conjuntas e fortalecendo os laços entre os seus pastores e comunidades.

Compartilhar

Categorias