A Arquidiocese de Montes Claros promoveu, no dia 4 de outubro (sábado), o Encontro Arquidiocesano de Formação para Secretários(as) e Tesoureiros(as) das paróquias, dos setores administrativos da Arquidiocese e do Seminário. O momento teve como objetivo fortalecer a missão de serviço administrativo e pastoral, promovendo maior integração, clareza e responsabilidade no exercício das funções.
O encontro foi organizado pelo setor administrativo da Arquidiocese, sob a coordenação do Pe. Reginaldo Wagner Santos, ecônomo arquidiocesano, com a colaboração do Diácono Wander Calheiros Pereira, vice-ecônomo, e da advogada Dra. Roseli Soares Ribeiro.
O evento reuniu 125 secretários(as) e tesoureiros(as), demonstrando o interesse e o compromisso das paróquias com a boa gestão administrativa e pastoral.
A formação contou ainda com a presença de Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo metropolitano de Montes Claros, que ressaltou a importância da corresponsabilidade na gestão dos bens e serviços eclesiais como expressão concreta da missão evangelizadora da Igreja.
Um dos temas tratados foi a “Otimização dos Processos no Sistema Eclesial”, abordado por Dom José Carlos de Souza Campos. Além disso, o encontro contou com a visita do Dr. Paulo Henrique Gomes, advogado da Diocese de Divinópolis, que contribuiu com orientações jurídicas e práticas para o aprimoramento da gestão arquidiocesana.
O momento foi marcado pelo partilha de experiências, esclarecimento de dúvidas e pelo compromisso conjunto de aprimorar os serviços administrativos e pastorais nas paróquias e instâncias arquidiocesanas, sempre à luz da comunhão e da missão da Igreja.