• Homepage
  • /
  • Arquimoc Viva
  • /
  • Gesto concreto da CF 2025 reúne comunidade para manhã orante às margens do Rio Lamarão

Gesto concreto da CF 2025 reúne comunidade para manhã orante às margens do Rio Lamarão

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, que traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “E Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31), a Comunidade Tradicional Geraizeira de Lamarão realizou, no Dia Mundial da Água, 22 de março, uma manhã de reflexão e contemplação às margens do Rio Lamarão. O evento também celebrou os 10 anos da Encíclica Laudato Si’ e os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis.

Com o tema “Bendita és Tu, ó Irmã Água!”, o encontro promoveu um momento de oração e contemplação da água como fonte de vida e expressão do cuidado divino. Diante das águas ameaçadas pela mineração, os participantes foram convidados a renovar o compromisso cristão de preservar esse bem essencial para a vida no planeta.

A atividade contou com a presença do padre Inivaldo Fernandes, vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio de Grão Mogol, e dos agentes do projeto Nosso LAR, Luzia Alane e Aldimar. Durante a manhã orante, os participantes refletiram sobre a importância da água e a necessidade urgente de protegê-la, especialmente diante das crises ambientais e das ameaças ao ecossistema local.

O gesto concreto da CF 2025 reforça o chamado da Igreja para uma conversão ecológica, promovendo um olhar de cuidado e responsabilidade com a Criação. Como ressaltado no objetivo geral da Campanha da Fraternidade deste ano, é preciso ouvir o grito dos pobres e da Terra, promovendo um processo de transformação integral em resposta à crise socioambiental que vivemos.

Inspirada pelo espírito quaresmal, a iniciativa também reforça que o Dia Mundial da Água não deve ser apenas uma data comemorativa, mas um momento de conscientização sobre o que o ser humano tem feito com esse recurso essencial. A água é um direito humano fundamental e um presente de Deus para toda a humanidade. Proteger e preservar esse bem é uma missão coletiva e uma expressão concreta de fraternidade e justiça.

 

Compartilhar

Categorias