Imaculado Coração de Maria, a morada do Altíssimo

Hoje, com muita alegria, voltamos os nossos olhares para a Bem-Aventurada Virgem Maria. De forma singela, para o seu Imaculado Coração. A Santa Igreja quis concentrar nossa atenção neste órgão que simboliza tanto para nós. Na linguagem bíblica, o coração não se restringe ao âmbito afetivo, mas representa toda a pessoa: sua inteligência, consciência, memória e escolhas. Segundo as escrituras, o coração reflete o pensamento (cf. Lc 2,35) e revela a verdadeira essência do homem (cf. Pr 4,23). Para os judeus, tudo o que é intenso brota do coração.

Por duas vezes, o Evangelho de São Lucas faz clara referência ao Coração daquela que se entregou totalmente aos desígnios de Deus. Quando nasce o menino divino, diz o texto sagrado: “Maria, porém, guardava todos esses acontecimentos, meditando-os em seu coração” (Lc 2, 19). Quando Jesus se perde no templo e é encontrado, também é ressaltado: “Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todos esses acontecimentos em seu coração” (Lc 2, 51). Mas o que isso tem a ver com a celebração do Coração de Maria?

Em Fátima, Nossa Senhora prometeu: “O meu Imaculado Coração triunfará!”. Celebrar o Coração Imaculado de Maria é entrar no santuário, na morada do Altíssimo. É lá onde permanece o mais profundo ser da Virgem Puríssima. Onde estão seus desejos, amores e sentimentos. É no Imaculado Coração de Maria que tudo se concentra. Os grandes místicos dizem que Deus criou para os homens um paraíso, o céu – mas também criou outro paraíso para ser sua morada na terra: o Imaculado Coração da Santíssima Virgem. Por isso, Maria é a morada do Altíssimo.

É um mistério lindo pensar que Deus quis que, durante nove meses, sua vida fosse uma participação direta na vida de Maria. Por ela, Ele foi sustentado e dela Ele se fez dependente. Que mistério sublime! O Criador, nascido antes de toda criatura, esteve sujeito à existência da mais bela obra criada: A Virgem Maria. Por ser morada de Deus, o Coração de Maria é reflexo do Sagrado Coração do seu amado Filho. Ela nos aponta para o Cristo, assim como fez nas bodas de Caná (cf. Jo 2,5). Seu coração se entrelaça ao d’Ele, e, por isso, é um caminho seguro de santificação.

 

Seminarista John Winston Sá
4º ano de Teologia do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria

Compartilhar

Categorias