Impelidos pelo amor de Cristo

A Igreja hoje, 22 de julho, celebra a festa de Santa Maria Madalena. Chamada de apóstola dos apóstolos, foi a primeira enviada a anunciar a boa notícia da ressurreição. Na essência da Igreja se encontra o anúncio do Evangelho. Ela nasceu para tornar os seres humanos partícipes da redenção oferecida em Cristo. Em outras palavras, é dever de toda comunidade eclesial conduzir a humanidade ao caminho de sua plena realização, suplantando uma existência como simples indivíduos para uma existência como pessoas.

Anunciar exige convicção, que só é alcançada por quem fez a experiência com o objeto do anúncio. Sem a relação com o Senhor, o anúncio se reduz a discursos vazios, em nada capazes de levar aos outros o convencimento da verdade anunciada. Aquele que anuncia deve ser capaz de vivenciar a Palavra que prega. É preciso fazer da própria vida uma via de experiência com Deus.

Experimentar o amor de Deus nos impele a proclamar a intensidade e a beleza de tão grandiosa experiência. Arde, grita em nosso coração o desejo de que todos também mergulhem no mistério do amor divino e façam a experiência do ressuscitado. Aquele amor que, segundo São Paulo, d’Ele nada pode nos separar. Em uma das leituras propostas para a festa de Santa Maria Madalena, celebrada hoje, Paulo nos afirma que somos impelidos pelo amor de Cristo. Assim, no centro da vida do discípulo se encontra aquele que é a razão de nossa fé, Jesus.

Celebrar a festa daquela que primeiro anunciou o ressuscitado nos recorda que é na experiência com o Senhor ressuscitado que se encontra a força que movimenta e dinamiza a vida da comunidade eclesial. Em Madalena temos o exemplo de quem fez essa experiência com o Cristo e prontamente se dispôs a entregar os seus dons a serviço da comunidade. Ela se faz portadora de uma mensagem que fecunda a vida de quem se abre ao anúncio. Com efeito, todo aquele que experimenta do Ressuscitado se realiza no serviço ao outro, e em levar, com alegria, àqueles que se encontram nas periferias sociais e existenciais, a mensagem da Boa Nova do Reino de Deus, anunciado por Jesus.

Pe. George Luís Cardoso Silva
Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros

Compartilhar

Categorias