• Homepage
  • /
  • Notícias
  • /
  • Arcebispo Celebra Missa em Ação de Graças pelos 50 Anos do ISAFEC

Arcebispo Celebra Missa em Ação de Graças pelos 50 Anos do ISAFEC

No dia 21 de outubro, última segunda-feira, na Igreja Nossa Senhora Aparecida e São José, localizada no Bairro José Carlos de Lima, em Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros, celebrou uma Missa em ação de graças pelos 50 anos do Instituto Santo Antônio de Formação, Educação e Cultura (ISAFEC). A celebração foi presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelo Pe. Geraldo Magela Rodrigues Ruas, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São José, e Pe. Jorge Luiz Gray Gomes, assessor eclesiástico do Movimento de Cursilho de Cristandade.

Durante a missa, Leila Regina Aragão, presidente do ISAFEC, compartilhou a história da instituição. O ISAFEC teve início em 23 de outubro de 1974, durante o episcopado de Dom José Alves Trindade, quando o Cursilho de Cristandade fundou essa entidade beneficente de caráter missionário. Desde seu início, o ISAFEC tem sido um espaço de acolhimento, educação e promoção social, realizando atividades que visam à formação integral dos indivíduos, independentemente de raça, cultura ou credo.

Impulsionados por um encontro pessoal com Jesus Cristo Vivo, os cursilhistas trabalharam incansavelmente em prol da Igreja de Montes Claros. Um dos marcos dessa trajetória foi a edificação da Casa de Pastoral Santo Antônio, localizada no Bairro Santo Antônio. Esse espaço não apenas acolheu diversas iniciativas culturais, educacionais e sociais, mas também se tornou um local de encontros e reuniões da Arquidiocese até os dias de hoje.

Com o tempo, algumas atividades do ISAFEC foram reduzidas, mas a chama da missão nunca se apagou. Três mulheres notáveis – Irmã Juliana Filomena Verbist, Maria Florinda Marques Pina e Elvira Torres da Silveira – foram ao encontro do então bispo Dom Geraldo Majela de Castro, OPraem., e compartilharam o sonho de construir uma creche na Vila Telma. Orientadas por Dom Geraldo, esse projeto se tornou realidade com o apoio do senhor Vitor Van Eetvelt, da Bélgica, e a Creche Amiguinhos de Jesus foi inaugurada.

Em uma mensagem especial enviada à celebração, a Irmã Juliana, hoje com 94 anos e residente na Bélgica, expressou sua alegria e gratidão pelos 50 anos do ISAFEC: “Hoje quero estar bem perto de vocês todos, para juntos louvarmos e agradecermos os 50 anos de existência do ISAFEC! “

Irmã Juliana recordou com carinho as parcerias que tornaram possível a realização das obras sociais. “Foi grande graça de Deus de eu ter encontrado este Grupo Cristão e minhas companheiras, que Dom Geraldo Magela de Castro me indicou para pedirmos ajuda para as obras sociais que estávamos organizando em Montes Claros! São 50 anos abençoados por Deus! Conseguimos pessoas de Montes Claros e da Bélgica que nos ajudaram. Lembro com saudades e gratidão a Fábrica de Cimento, a Nestlé, meus ex-alunos, e daqui da Bélgica, o Sr. Vitor Van Eetvelt, que, naquela época (1974), era vice-Governador do Estado de Antuérpia. Também me lembro dos familiares e dos amigos daqui! 

Sob a liderança de arcebispos como Dom Geraldo, Dom José Alberto Moura e Dom João Justino de Medeiros Silva, o ISAFEC promoveu experiências solidárias que atendiam crianças, jovens, adultos e idosos. Ao longo de sua existência, a entidade foi responsável pela manutenção de três creches, lavanderias comunitárias, grupos de convivência para idosos e cursos pré-profissionalizantes para jovens e adultos. Os cursos oferecidos incluíram datilografia, informática, cabeleireiro, manicura e pedicura, corte e costura, bordados e arte culinária, sempre com o intuito de promover a inserção no mercado de trabalho.

A logomarca do ISAFEC, com a frase “o social amoroso”, reflete o compromisso da instituição com a promoção social e a caridade. A celebração do 50º aniversário do ISAFEC não apenas relembra sua rica história, mas também reafirma a continuidade de sua missão em favor dos necessitados. Com a dedicação de muitos voluntários ao longo dos anos, o ISAFEC permanece uma luz de esperança e transformação na comunidade, atendendo pessoas de todas as idades, de 2 a 92 anos.

A Missa em ação de graças foi um momento de renovação e compromisso, sob a bênção do arcebispo Dom José Carlos, em que a comunidade se uniu para celebrar não apenas os 50 anos de história, mas também o legado duradouro de amor e serviço que o ISAFEC representa.

Fotos e informações enviadas pelo ISAFEC.

Compartilhar

Categorias