Juventude e Agroecologia: Um grupo de jovens Quilombolas do Território Brejo dos Crioulos visitou experiências agroecológicas apoiadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, região Norte de Minas. A visita ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro. Os jovens são formandos do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Montes Claros, campus Estrela do Norte, este localizado no assentamento do MST, também em Montes Claros. O grupo é formado por 11 jovens do Território de Brejo dos Crioulos e esta turma foi uma articulação feita pelo grupo de educação popular Vovó Aleixa, organizado pela comunidade de Brejo.
O território Quilombola Brejo dos Crioulos está localizado nos municípios de São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia. A luta do povo Negro resultou na conquista de grande parte do Território, que antes na mão dos latifundiários, a comunidade sofria com conflitos e violência, hoje vive a esperança concreta de melhoria de vida, garantia de permanência na terra ancestral e novas possibilidades de organização produtiva. Na atividade, organizada pelos jovens, STR de Porteirinha e Pastoral da Terra / Arquidiocese de Montes Claros, foram visitadas experiências de camponeses que atuam com: banco de sementes crioulas, produção agroecológica, horta orgânica, produção de leite, técnicas de convivência com semiárido e um grupo de jovens que organizam a produção de polpa de frutas.
As histórias de vida dos camponeses e suas experiências com a agroecologia enriqueceram e contribuíram em muito na formação dos jovens Quilombolas. Um grande desafio na comunidade, frente as dificuldades ambientais, políticas e econômicas: – fortalecer experiências produtivas no Quilombo, com produção de alimentos e vida saudáveis; Conviver com o bioma Caantiga/Semiárido; cuidar da Casa Comum e manter viva a esperança de viver no Quilombo garantindo a cultura e o território ancestral.
Informações e fotos: Comissão Pastoral da Terra / Arquidiocese de Montes Claros
________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38) 99905-1346 (38) 98423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com