O espaço de todas as juventudes da Arquidiocese de Montes Claros

  • Homepage
  • /
  • Destaque Menor
  • /
  • Jovens representam Arquidiocese de Montes Claros no Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude e Assessores

Jovens representam Arquidiocese de Montes Claros no Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude e Assessores

Entre os dias 05 e 07 de setembro, em Brasília – DF, aconteceu o Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude e Assessores, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. A Arquidiocese de Montes Claros foi representada por Érika Telles, coordenadora do setor juventude, Raphael Nery, representante das novas comunidades no setor juventude, e o padre Hugo Rafael, assessor eclesiástico do setor juventude.

Este ano, o trabalho de evangelização das juventudes foi destacado como tema prioritário na Assembleia Geral da CNBB, onde os desafios e as oportunidades para essa missão foram amplamente debatidos. Um dos destaques do encontro foi a análise da realidade sócio-cultural-eclesial das juventudes à luz do Documento 85 – “Evangelização da Juventude: Uma carta de amor da Igreja no Brasil às juventudes” (Dom Eduardo Pinheiro).

Também foi discutido o plano nacional das juventudes “Ao Seu Lado”, que tem sido essencial para o planejamento de ações que envolvem os jovens, promovendo novas formas de cuidado e evangelização, com o uso de linguagens inovadoras, como a gamificação. Essa abordagem visa aproximar a Igreja das novas gerações, utilizando ferramentas que dialogam diretamente com o universo juvenil.

Um dos pontos relevante no Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude e Assessores foi o planejamento para o Jubileu de 2025, que acontecerá em Roma, de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, sob o lema “Peregrinos da Esperança”. O evento foi um momento de fortalecimento das iniciativas evangelizadoras com os jovens e de articulação entre as dioceses, paróquias e expressões juvenis de todo o país, consolidando a unidade e o compromisso da Igreja no Brasil com a juventude.

O encontro representou um marco importante para a caminhada da juventude católica, reforçando o papel da Igreja em acompanhar e evangelizar os jovens, numa dinâmica que envolve inovação, proximidade e cuidado com as novas gerações.

Fotos: Setor Juventude