No próximo sábado, dia 27 de janeiro de 2024, a cidade de Porto Firme (MG) será testemunha de um momento histórico para a Arquidiocese de Mariana e a Diocese de Januária/MG. Às 10h, na Praça de Eventos, Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues será ordenado bispo, e no dia 03 de fevereiro, assume o serviço episcopal na Diocese de Januária.
Com uma rica trajetória sacerdotal de 35 anos, Monsenhor Geraldo foi nomeado pelo Papa Francisco em 25 de outubro de 2023, aceitando o desafio com plena confiança e gratidão a Deus. A ordenação será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana Airton José dos Santos, que expressa sua alegria em ver mais um presbítero do clero de sua Arquidiocese ser chamado ao serviço do episcopado.
“Padre do nosso clero diocesano, aqui na nossa Arquidiocese, viveu todo seu ministério sacerdotal aqui, nas paróquias, nos trabalhos diocesanos, e, agora, enviado para a Igreja como Bispo Diocesano para a Igreja de Januária, tão necessitada também de seu Pastor”, afirma Dom Airton.
Destaca-se que Dom José Carlos de Souza Campos, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, será um dos três bispos ordenantes. A Diocese de Januária/MG, à qual Monsenhor Geraldo foi designado, faz parte da Província Eclesiástica de Montes Claros, fortalecendo os laços e a colaboração entre as dioceses da região.
A posse canônica de Monsenhor Geraldo na Diocese de Januária está marcada para o dia 3 de fevereiro, às 10h, na Catedral Nossa Senhora das Dores. Que esse novo capítulo na vida de Monsenhor Geraldo seja abençoado e que ele continue a servir a Igreja com dedicação e amor.