• Homepage
  • /
  • Destaque Maior
  • /
  • Os Sacramentos de Iniciação à Vida Crista em pauta na Abertura do Ano Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros

Os Sacramentos de Iniciação à Vida Crista em pauta na Abertura do Ano Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros

A Introdução aos Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã foi o tema central da Abertura do ano Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros, realizada na manhã do último sábado, 07 de fevereiro de 2026. O encontro aconteceu no Espaço OAB Eventos, em Montes Claros, e reuniu cerca de quatrocentas pessoas, entre presbíteros, diáconos, religiosos (as), seminaristas e leigos (as).

No momento de oração que deu início ao encontro, o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, refletiu sobre como foi o nosso encontro com Jesus, como iniciou a nossa relação com Ele de forma consciente. “Se não houve encontro com o Senhor, não começamos ainda o nosso caminho”, afirmou Dom José Carlos. De acordo com o Arcebispo, o mais profundo da nossa fé é o encontro com Jesus. “É preciso encontrar Jesus”, e esta reflexão nos ajuda a pensar sobre o caminho da Iniciação Cristã.

Após a oração inicial, o Pe. Harlley Caldeira, Vigário Geral da Arquidiocese de Montes Claros e Administrador Paroquial na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Montes Claros, explanou sobre a dimensão teológica dos Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã.

O sacerdote destacou que todos somos chamados a santidade e que os sacramentos são instrumentos de santificação de Deus em nós. Pe. Harlley também afirmou que “os sacramentos devem nos levar a ter uma experiência com a pessoa de Nosso Senhor” e que não devem ser administrados de qualquer jeito.

A elaboração do Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental

Tendo em vista a necessidade de orientar a Igreja local sobre a vivência dos sacramentos e demais aspectos da liturgia, a Arquidiocese de Montes Claros está organizando um Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental. O material está sendo elaborado por uma comissão ligada ao Secretariado para a Liturgia da Arquidiocese de Montes Claros.

As linhas gerais do diretório foram apresentadas, na Abertura do Ano Pastoral, pelo Pe. Cleydson Rafael Neri, Assessor do Secretariado para a Liturgia e Administrador Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Montes Claros.

Pe. Cleydson Rafael explicou que o Diretório está sendo construído tendo em vista as diversas realidades da Arquidiocese de Montes Claros.

A previsão é que o Diretório seja apresentado no aniversário de 25 anos de Criação da Província Eclesiástica de Montes Claros, no dia 25 de abril de 2026.

Toda a assembleia reunida na Abertura do Ano Pastoral pode dar uma parcela de contribuição na construção do diretório. Após a fala do Pe. Cleydson Rafael, os participantes se organizaram em grupos de três pessoas e responderam algumas perguntas, sugeridas por Dom José Carlos, relacionadas aos Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã.

Antes da divisão dos grupos, o Arcebispo fez algumas considerações sobre a necessidade da criação do diretório.

Orientações pastorais de Dom José Carlos para o ano de 2026 na Arquidiocese

Dom José Carlos observou que está acontecendo uma fragmentação e fragilização na transmissão da fé. “Uma catequese fragilizada e uma liturgia fragilizada vai gerando uma fé fragilizada. Quem não tem não dá, quem não recebeu não transmite”.

O Arcebispo exortou os párocos e lideranças das comunidades a priorizarem momentos formativos ao longo deste ano sobre os Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã. Dom José Carlos sugeriu que as festas dos padroeiros e demais eventos das paróquias e comunidades sejam desenvolvidos sob esta temática.

Ainda sobre o Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental, Dom José Carlos ressaltou que a sua função não é engessar, mas igualar, “nos igualar na condição de discípulos de Jesus com os mesmos direitos e deveres na prática da fé”.

Dom José Carlos destacou também três grandes acontecimentos ao longo deste ano. O primeiro; é a comemoração dos 25 da criação da Província Eclesiástica de Montes Claros no dia 25 de abril, ele pediu a todos que deixassem a data reservada e deixou o Secretariado Arquidiocesano para a liturgia responsável pela celebração.

O segundo evento será na Solenidade de Corpus Christi. O desejo de Dom José Carlos, neste primeiro momento, é fazer uma grande celebração a nível municipal em Montes Claros. De acordo com o Arcebispo, esta será uma oportunidade de expressar e “testemunhar a grandeza e a beleza da fé cristã Católica no coração da cidade”.

Por fim, Dom José Carlos sublinhou o período eleitoral que será vivido neste ano de 2026. “Peço já agora, no início deste ano, que nós não sejamos motivo para acirrar polarizações que esfacelam famílias, a sociedade e a Igreja”. O Arcebispo afirmou que é papel dos ministros ordenados formar e educar em relação à política, mas não é tarefa do clero expressar ou indicar partidos para ninguém.

Buscar a sabedoria do alto em nossas ações pastorais

A Abertura do Ano Pastoral foi concluída com a celebração da Santa Missa. Em sua homilia, Dom José Carlos falou sobre a necessidade de tomar consciência da nossa missão. “Nos lembremos sempre de qual seja o nosso lugar na missão nós cuidamos daquilo que não é nosso. Somos a Igreja, mas a Igreja é corpo de Cristo”. O arcebispo ressaltou que as ações pastorais só irão dar certo se o nosso coração estiver em sintonia com a sabedoria de Deus, segundo a inspiração que vem do alto.

A Abertura do Ano Pastoral é um dos momentos mais importantes da Arquidiocese de Montes Claros, pois reúne as diversas expressões da Igreja local. Para Alberto José de Souza, membro da Pastoral Familiar do Curato Santa Isabel de Portugal, em Fruta de Leite, o evento foi uma oportunidade de aprendizado. Para ele, o evento é um impulso na missão.

A coordenadora do Secretariado Arquidiocesano para a Missão, Jackcelhen Lima Souza Soares, também esteve presente no encontro. Ela afirmou que uma das características da Abertura do Ano Pastoral é a sinodalidade. “Estar neste encontro foi um momento significativo para a caminhada de todo o leigo, de todo cristão, pois nos remete a comunhão, a sinodalidade, o caminhar junto e traz esperança e o fortalecimento da fé. Quando a gente encontra em todo este espaço todas as instâncias, todos os segmentos da nossa Igreja é muito gratificante estar presente”.

A Abertura do Ano Pastoral da Arquidiocese de Montes Claros é um evento realizado anualmente desde 2019. O encontro marca oficialmente o início das atividades pastorais na Igreja arquidiocesana, fortalecendo a comunhão e o compromisso missionário.

Compartilhar

Categorias