Papa Francisco preside Missa de Páscoa na Praça São Pedro

Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

O Papa Francisco presidiu, com mais de 350 concelebrantes, a Missa de Páscoa na Praça São Pedro, decorada com milhares de flores multicoloridas, fruto da generosa contribuição de paisagistas holandeses. Na liturgia, que começou com o rito do “Resurrexit”, mais de sessenta mil fiéis de todo o mundo preencheram a praça vaticana desde as primeiras horas da manhã.

“Renascidos para a luz da vida, renovados por vosso Espírito” foi a oração do Papa em latim após o canto do Glória. A liturgia da Palavra remete-nos à experiência narrada dos Apóstolos, e nos exorta, por meio de São Paulo, a buscar “as coisas do alto, onde está Cristo”. O Evangelho de João, proclamado primeiro em latim e depois em grego, apresenta a maravilhosa narração de Maria de Magdala que vai ao sepulcro do qual a pedra foi removida.

A assembleia, conforme a tradição, manteve alguns minutos de silêncio para a reflexão pessoal que substituiu a homilia. Ao término da celebração, Francisco percorreu com o papamóvel os vários setores da praça e também a Via da Conciliação para saudar e abençoar os peregrinos e os turistas em festa.

Em seguida, o Papa dirigiu-se à sacada central da Basílica Vaticana para a tradicional Mensagem de Páscoa e Bênção Urbi et Orbi – à cidade de Roma e ao mundo inteiro. Em suas palavras, um apelo insistente às diversas realidades que afligem a humanidade, e a certeza de que “a vida nos foi dada na ressurreição de Cristo”.

Após conceder a bênção aos fiéis, o Santo Padre prestigiou as apresentações musicais festivas dos corpos de guarda. Em meio a tantos sorrisos e felicitações, o Papa se despediu da multidão, e no trajeto final, uma parada rápida para contemplar a Capela Sistina.

Fonte: Vatican News

Compartilhe