Pastoral da Criança Realiza Assembleia Arquidiocesana Online

A Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Criança reuniu líderes pastorais e representantes de toda a Arquidiocese de Montes Claros em um encontro on-line transmitido pelo canal do YouTube, na noite de 10 de dezembro, última terça-feira. O evento contou com a presença de Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros, e foi marcado por momentos de avaliação, planejamento e partilha.

Luciana Rodrigues, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança, destacou o caráter avaliativo da assembleia. “Cada coordenador teve a oportunidade de falar sobre o andamento da pastoral em suas paróquias e comunidades. Foi um momento rico de partilha, seguido pela contribuição do Pe, José Edilson Silva, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, que nos trouxe uma visão geral e expressou sua gratidão pelo trabalho desenvolvido”, explicou Luciana.

O arcebispo, que acompanhou toda a assembleia, ouviu atentamente as demandas apresentadas pelos participantes. “Dom José orientou-nos sobre alguns desafios da pastoral e, de forma prática, resolveu algumas questões durante o encontro. Outras demandas serão tratadas em discussões futuras”, acrescentou Luciana.

A programação contou também com a condução da Irmã Ana Francisca Pontes Alexandre, representante do núcleo Minas Gerais, que liderou a eleição do suplente arquidiocesano. Lucinéia, da Paróquia São José Operário, foi eleita por aclamação. “Ela se colocou à disposição, e todos os participantes confirmaram sua escolha levantando as mãos. Lucinéia exercerá a função até a próxima assembleia arquidiocesana, no final de 2025”, explicou a coordenadora.

O Diác. Sidney Silva Costa, assessor arquidiocesano da Pastoral da Criança, destacou o engajamento durante o evento. “A assembleia foi muito proveitosa. Tivemos 172 pessoas nos acompanhando pelo YouTube. Após as falas dos coordenadores, Dom José fez apontamentos importantes sobre a pastoral e nos orientou sobre os próximos passos. Concluímos com a bênção final do arcebispo, reafirmando nosso compromisso com a missão.”

O encontro foi uma oportunidade de fortalecer laços, renovar a espiritualidade e reafirmar o compromisso com a promoção da vida e da dignidade das crianças, um testemunho vivo do amor cristão.