Pastoral de Rua Realiza Confraternização com Moradores em Situação de Rua em Montes Claros e Arcebispo Participa

No último domingo, 15 de dezembro, a Pastoral de Rua da Arquidiocese de Montes Claros promoveu uma confraternização especial para os moradores em situação de rua da cidade. O evento, realizado no salão do Elos Club, no bairro Todos os Santos, contou com a presença de quase 70 pessoas em situação de vulnerabilidade social, e também celebrou os 13 anos de missão da Pastoral de Rua.

A confraternização foi marcada por momentos de convivência, alegria e cuidado. Além de um almoço especial, os participantes puderam desfrutar de cantos, danças, serviços de higiene pessoal como banho, cortes e pinturas de cabelo, proporcionando momentos de dignidade e afeto.

O arcebispo Dom José Carlos esteve presente, compartilhando palavras de esperança, rezando e cantando com os moradores, criando um clima de fraternidade. Ele se fez presente de forma simples e acolhedora, alimentando com eles e sendo mais um gesto de carinho em meio à confraternização.

O Pe. Alan Sávio da Silva Veloso, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Todos os Santos, também marcou presença no evento, demonstrando apoio à ação da Pastoral de Rua.

Em entrevista, Ernani Veloso, coordenador da Pastoral de Rua, destacou a importância do evento, mesmo com o público reduzido, devido à localização do salão. “Muitos moradores preferem locais mais próximos, para ir a pé. Mas, apesar disso, tudo transcorreu bem”, afirmou.

Ele também comentou sobre a presença do arcebispo: “O bispo optou por não celebrar uma missa, mas por levar uma mensagem e ouvir os irmãos. Foi um momento especial e muito enriquecedor”, completou Ernani, ressaltando o reconhecimento de Dom José Carlos pelo trabalho realizado. “Graças a Deus, o nosso bispo reconhece e valoriza o trabalho da Pastoral do Povo na Rua, que há 13 anos realiza essa missão com dedicação. É uma caminhada construída com esforço e compromisso”, afirmou o coordenador.

Ernani também falou sobre a missão da Pastoral de Rua, que vai além da distribuição de alimentos. “O objetivo da Pastoral é oferecer dignidade à população em situação de rua. Só neste ano, conseguimos várias conquistas, como internações e articulações importantes para garantir os direitos dessa população”, destacou.

A Pastoral de Rua continua sendo um pilar de apoio e transformação para aqueles que mais precisam, estando presente junto aos pobres e caminhando lado a lado com eles em busca de dignidade e inclusão social.

Fotos: Pastoral de Rua