• Homepage
  • /
  • Destaque Menor
  • /
  • Primeira Missa Celebrada na Visita das Relíquias de Santa Teresinha em Montes Claros

Primeira Missa Celebrada na Visita das Relíquias de Santa Teresinha em Montes Claros

Na manhã de hoje, dia 03 de junho, às 7h, a Arquidiocese de Montes Claros teve a honra de celebrar a primeira missa na presença das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. A celebração foi presidida por Dom José Alberto Moura, arcebispo emérito de Montes Claros, e concelebrada pelos padres Joaquim Ferreira de Almeida, capelão do Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, Jânio César Barbosa dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Antônio Teixeira, pároco da Paróquia Santíssimo Coração de Jesus, e Paulo Casimiro Malolepszy, CSsR, da Arquidiocese de Salvador, responsável por trazer as relíquias para Montes Claros. O diácono Jéson Damasceno Gonçalves também esteve presente na celebração.

Ao final da celebração, Dom José Alberto deu a bênção nas rosas trazidas pelos devotos, um momento de grande emoção e fé. Após a missa, muitos fiéis permaneceram no local, rezando aos pés das relíquias e buscando a intercessão da santa.

Clique aqui e confira a Galeria de Fotos da Missa com dom José Alberto na Visita das Relíquias de Santa Teresinha.

Fotos: Laura Tupinambá

Entre os dias 03 e 06 de junho, Montes Claros recebe a Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Este evento faz parte das comemorações dos 150 anos de nascimento da santa, celebrado em 2023. As relíquias estão hoje hospedadas no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, seguindo amanhã cedo para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na quarta-feira segue para o Priorado dos Premonstratenses e, finalmente, na Catedral Metropolitana.

Peregrinação Nacional

A Peregrinação das relíquias de Santa Teresinha teve início em fevereiro, abrangendo um itinerário que percorrerá 70 cidades brasileiras. A jornada começou no Carmelo da Santíssima Trindade, em Trindade, Goiânia, visitando diversas casas e conventos Carmelitas no Brasil. Após a passagem por Salvador (BA) no dia 30 de maio, as relíquias chegaram a Montes Claros ontem, permanecendo até o dia 06 de junho. Após Montes Claros, seguirão para Patos de Minas (MG), continuando a jornada até a última visita, marcada para 1º de outubro em São Paulo, dia dedicado à santa.

Esta peregrinação é uma expressão de devoção e celebração do legado de Santa Teresinha, conhecida como “a maior santa dos tempos modernos”, conforme descrito por Pio X. Padroeira das missões e uma das quatro mulheres doutoras da Igreja, sua presença, mesmo através das relíquias, é um testemunho vivo de sua fé e dedicação. Conforme Padre Rodrigo de Castro, OCD, “onde estão as relíquias dos santos, aí eles se fazem presentes”.

A Igreja Católica, reconhecendo a santidade dos fiéis, permite a veneração de objetos pessoais e fragmentos do corpo dos santos. A visita das relíquias de Santa Teresinha representa um momento de profunda importância espiritual para Montes Claros e para todo o Brasil. Nestes dias de junho, somos todos convidados a nos unir em oração e celebração, acolhendo com alegria as relíquias de uma santa que prometeu fazer chover rosas sobre aqueles que buscam sua intercessão. Que esta visita renove nossa fé e fortaleça nossos laços espirituais com Santa Teresinha do Menino Jesus.

Compartilhar

Categorias