Na noite da última terça-feira, 10 de setembro, a primeira reunião de preparação para o VIII Dia Mundial dos Pobres foi realizada na Sede dos Vicariatos da Arquidiocese de Montes Claros. O encontro contou com a presença do padre Jair Pereira da Silva, vigário episcopal para a Ação Social da Arquidiocese, do diácono Geraldo Magela Martins de Abreu, coordenador do Secretariado para as Pastorais Sociais, do diácono Milton Ney Souza Lopes, assessor da Pastoral do Povo em Situação de Rua, da Sra. Dalvina Ribeiro Miranda, presidente do Conselho Metropolitano de Montes Claros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), além de membros e voluntários de diversas pastorais, movimentos e institutos sociais.
A Sociedade de São Vicente de Paulo disponibilizou sua sede, localizada na Rua General Carneiro, para a realização das atividades sociais que serão promovidas no Dia do Pobre, em 17 de novembro de 2024. Entre as ações planejadas estão a oferta de café da manhã, banhos, almoço, corte de cabelo, distribuição de roupas e kits de higiene pessoal. Às 11h, será celebrada uma Santa Missa. Essa ação visa atender especialmente a população em situação de rua, promovendo um dia de acolhida, dignidade e solidariedade.
Além das atividades na sede da SSVP, cada paróquia da arquidiocese também realizará ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ampliando o alcance da iniciativa e mobilizando a comunidade em prol dos mais necessitados.
Mensagem do Papa Francisco
Em preparação para o VIII Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco enviou uma mensagem profunda e inspiradora, cujo tema é “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5). O Papa ressalta que, neste ano dedicado à oração e em preparação para o Jubileu de 2025, devemos nos unir à oração dos pobres, que “penetra as nuvens” e alcança o coração de Deus. Ele destaca que a oração verdadeira, especialmente a dos humildes, é uma via de comunhão e partilha do sofrimento alheio.
O Santo Padre nos lembra que os pobres ocupam um lugar privilegiado no coração de Deus, e que somos chamados a reconhecer o sofrimento deles e a agir com gestos concretos de amor e solidariedade. Para o Papa, “a oração, quando não se traduz em ações concretas, é vã”, e devemos estar atentos para que nossa caridade seja sempre acompanhada pela oração, evitando que nossas ações se tornem meros atos de filantropia sem alma.
A mensagem do Papa também é um apelo para que todos, especialmente os voluntários, continuem seu trabalho dedicado aos mais necessitados, e que o Dia Mundial dos Pobres seja visto como uma oportunidade pastoral para ouvir a oração dos pobres e caminhar com eles.
Clique aqui e confira na íntegra a Mensagem do Papa Francisco para o VIII Dia Mundial dos Pobres
Próximos passos
Uma nova reunião será realizada no início de outubro para alinhar detalhes da programação e da logística do Dia do Pobre. A expectativa é que a comunidade se una em torno dessa ação, promovendo não apenas um dia de acolhida, mas um gesto contínuo de amor e partilha ao longo do ano.
O VIII Dia Mundial dos Pobres é uma convocação para que a Igreja e todos os fiéis vivam a caridade de forma concreta, partilhando a esperança com aqueles que mais precisam. Como disse o Papa Francisco, “cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres”.
Com essas ações, a Arquidiocese de Montes Claros reforça seu compromisso em caminhar ao lado dos mais vulneráveis, reconhecendo o rosto de Cristo em cada um deles.