A Arquidiocese de Montes Claros convida você e sua família para um Momento de Espiritualidade: Roda de Conversa e Canções com Zé Vicente, o Cantor das Comunidades. Os ingressos já estão sendo vendidos com Betinha no Secretariado de Pastoral, rua Januária, 371 centro. Mais informações pelos telefones: (38) 3222-9434 (38) 9 9817-3939.
Leia abaixo, um pouco da história desse cearense que é tão querido e amado pelo povo brasileiro e toda América Latina.
QUEM É ZÉ VICENTE: Zé Vicente é natural de Orós, Ceará. Canta e compõe desde 1981, fazendo de suas composições e voz. Zé Vicente, em seus CDs canta a esperança acima de todas as aparências de desespero que andam por aí. A aceitação é tão grande que países por onde Zé Vicente nem passou ainda solicitam suas músicas em versões para o espanhol, como Colômbia, México e Venezuela. Apesar de só ter visitado Nicarágua, Panamá e Chile. Dessas solicitações surgiu o disco Presente, versão em espanhol, com a participação de Míriam Mirah e Turcão, ex-componentes da formação original do grupo Tarancón.
Apesar de sua incursão pelo espanhol, sua marca registrada são as músicas com forte influência dos ritmos nordestinos, cheios de energia e contagiantes. Eles estão na medida para um músico que volta-se para as emoções das pessoas, seja para fazer dançar ou chorar. Além disso, Zé Vicente é reconhecido pela beleza e profundidade com que resgata a mística popular nas suas letras, mesmo que seja sob a ótica do cotidiano nos setores menos favorecidos da população.
Muito requisitado para encontros e apresentações, Zé Vicente elabora e coordena outra ramificação do seu tipo de trabalho, são as chamadas Oficinas de Expressões Celebrativas, onde as pessoas podem dar vazão a outras inspirações artísticas e liberarem suas energias, a partir da vivência das músicas durante os encontros. Depois de encerrado o trabalho nas oficinas, muitas pessoas podem ver e apreciar o resultado em forma de shows populares.
Apesar de ser conhecido e respeitado, servindo como referência a outros cantores dentro do mesmo estilo, a ideia de ser uma “estrela” não é a tônica do trabalho de Zé Vicente. Ele prefere deixar como marca um espaço para a cooperação, e é por isso mesmo que, em 1990, tornou-se um dos organizadores do MARCA – Movimento de Artistas da Caminhada. A meta do MARCA é reunir gente de poesia, de canto, desenho, pintura, teatro, dança e tudo mais que puder levar as pessoas a celebrarem, fazerem festa. Produzindo arte que leva em conta os desafios apresentados pela realidade urbana, Zé Vicente é fiel ao seu ideal, sem perder a referência do que é realmente belo na criação popular.
Obras de Zé Vicente: Na música, Zé Vicente começou a compor e divulgar a partir de 1982, quando morava em Crateús –CE. Desde então gravou, entre outros:
“Canto das Comunidades”. K-7 com cantos das CEBs.
Músicas: “Baião das Comunidades”, e “Quero ver acontecer” gravadas em disco por Paulinas-COMEP.
“Caminhos da América”. Pela Verbo Filmes – SP; “É Missão de todos nós”.
“Festa dos Pequenos”. COMEP, Paulinas.
“Em Canto”. Em K-7. Depois reproduzido em
disco pela COMEP em 1992 – em CD
“Sempre Vida”. COMEP, Paulinas.
“Acorde América”. K-7. Trabalho em sintonia com os 500 anos de colonização da América.
“ZÉ VICENTE, PRESENTE”. Pela COMEP. Disco, CD K-7
“PRESENTE, en español”. COMEP; “Nas horas de Deus, amém”.
“CANTAR”- CD para UNICEF, Ceará, canta e dirige a arte.
“Dádivas”- CD Celebrativo – Paulinas- COMEP
Cantar com profunda convicção a fé que dá razão a esperança, a solidariedade, a liberdade, a vida, paz, a festa!
(Fonte Paulinas)
____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: imprensacatolica@yahoo.com.br