Quaresma e compromisso com a criação: Missa de Cinzas marca o início da Campanha da Fraternidade 2025

Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo metropolitano, presidiu a Santa Missa com imposição de cinzas e a Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade 2025 na Catedral Metropolitana de Montes Claros. A celebração ocorreu na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 05 de março, e foi concelebrada pelo vigário episcopal para a Ação Social da Arquidiocese, Padre Jair Pereira da Silva, pelo Reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, Padre Arley Humberto da Silva Santos, e pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Catedral Metropolitana, Padre Fernando José de Andrade.

A Catedral estava repleta de fiéis, que participaram intensamente do rito de imposição das cinzas, momento que marca o início do tempo litúrgico da Quaresma. Também estavam presentes os seminaristas do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, reforçando o caráter de reflexão e preparação espiritual deste tempo.

Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a Campanha da Fraternidade 2025 convida todos os cristãos à conversão integral, promovendo um olhar atento à crise socioambiental que desafia a humanidade. A campanha destaca a importância de ouvir o clamor dos pobres e da Terra, buscando caminhos de justiça e cuidado com a Casa Comum.

No início da celebração, Dom José Carlos enfatizou a necessidade de conversão em diversas dimensões da vida: “Hoje começamos o nosso caminho de conversão. Conversão pessoal, conversão familiar, conversão eclesial, conversão ecológica. Precisamos sempre, o tempo todo, de conversão. Até que possamos cruzar as portas do céu, onde entram os convertidos, os que buscaram o caminho do céu.”

Ao final da celebração, Dom José Carlos apresentou a Comissão Arquidiocesana da Ecologia Integral, que tem como missão fomentar a conscientização e a prática de ações concretas para o cuidado da Casa Comum. O arcebispo ressaltou que a comissão irá auxiliar a Arquidiocese a encontrar formas de preservar o meio ambiente, tanto por meio de pequenas ações cotidianas quanto de iniciativas de maior impacto.

A nova comissão é composta por:

  • Padre Jair Pereira da Silva – Vigário para a Ação Social;
  • Diácono Geraldo Magelo Martins de Abreu – Coordenador do Secretariado Arquidiocesano para as Pastorais Sociais;
  • Coordenador: Felipe Gomes da Silva;
  • Vice-Coordenadora: Laura Patrícia Oliveira de Castro Campos;
  • Outros membros: Irmã Etelvina Moreira de Arruda, Irmã Maria Valmeres da Silva Barbosa, Soter Magno Carmo, Elis Medrado Viana, Gilberto Pereira Pardim e Aneliza de Almeida Miranda.

Padre Jair Pereira destacou a importância da comissão e anunciou a primeira atividade da equipe: a celebração do Jubileu da Ecologia, que acontecerá no dia 5 de abril, no Parque Municipal. Dentre as atividades previstas para a data, será realizada uma Via-Sacra, como gesto de penitência pelos pecados cometidos contra a ecologia.

A celebração da Quarta-feira de Cinzas marcou, assim, o início de um tempo propício para a reflexão, a oração e a ação concreta em favor da vida e do planeta, reforçando o compromisso da Arquidiocese de Montes Claros com a ecologia integral e a fraternidade.

Fotos: Laura Tupinambá

Confira a transmissão completa da Santa Missa: