Semana Arquidiocesana de Conscientização sobre o Dízimo:12 a 19 de setembro

A Arquidiocese de Montes Claros, por meio da Pastoral Missionária do Dízimo e do Vicariato Episcopal para a Ação Social, realizará nos dias 12 a 19 de setembro, a Semana Arquidiocesana de Conscientização sobre o Dízimo, com o tema: “Dízimo, ser Igreja na partilha” e o lema: “Como da Igreja recebeis a Fé, a Palavra e os Sacramentos, cuidai generosamente dela”.

A Semana do Dízimo é a celebração da festa da partilha, um momento de conscientização das pessoas para a auto sustentação da Igreja. “Exortamos a todos para fazerem dessa semana, em pequenas doses, um tempo propício para falar do sentido e importância do dízimo para a comunidade eclesial”, esclarece carta enviada ao clero da Arquidiocese de Montes Claros.

A Comissão Arquidiocesana da Pastoral Missionária do Dízimo propõe uma programação rica em pequenas ações nas paróquias e comunidades. Sugere trechos do documento 106 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas”, como objetivo celebrar, preparar e promover a Semana do Dízimo na comunidade. No dia 16, quinta-feira, às 20:30, realizará LIVE “Dízimo: espiritualidade e sinal de pertença eclesial”, com a participação especial de Dom Roberto José da Silva, Bispo de Janaúba. A live poderá ser acompanhada pelo Youtube da Arquidiocese de Montes Claros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ARQUIDIOCESANA DO DIZIMO 2021

 

Documentos da CNBB 106 – O Dízimo na Comunidade de Fé: orientações e propostas:

O princípio da doação, na perspectiva eclesial, é intrinsicamente ligado à vida cristã, é “compromisso de fé”. A fim de fortalecer o entendimento acerca do ato do dízimo, o Documento da CNBB 106 apresenta um conjunto de orientações e esclarecimentos que norteiam um discurso coerente sobre a referida prática. Aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, o texto, intitulado O dízimo na comunidade da fé: orientações e propostas, adota linguagem de compreensão objetiva. A publicação é formalizada em pouco mais de 40 páginas, divididas em dois capítulos para otimização da leitura.

HISTÓRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO NA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS
Contribuições do texto:  Elza Dete Maia da Silva

A partir de 1988, a Pastoral do dízimo se consolida com a assessoria e formações diocesanas do doutor em marketing católico, Antônio Miguel Kater Filho. Em 15 de setembro de 2003, o então arcebispo dom Geraldo Magela, publicou o Regimento do Conselho Econômico, deste documento veio consolidar o sistema do dízimo para manutenção, sustentação e evangelização na Arquidiocese de Montes Claros. Em 2004, o padre doutor Dorival Souza Barreto Júnior foi nomeado por, dom Geraldo, coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo. Logo após, o padre Reginaldo Wagner assumiu a coordenação dando continuidade, e Graça representava a Pastoral do Dízimo.

Na 2ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral em 2011, o então arcebispo dom José Alberto indica Elza Dete Maia da Silva para representar a Pastoral do Dízimo na Coordenação Arquidiocesana de Pastoral (COARPA) e o padre Edivan Rodrigues da Silva como Assessor Eclesiástico . A partir daí organiza-se a Semana Arquidiocesana do Dízimo, sempre na última semana de setembro logo após o Encontro Arquidiocesano do Dízimo.

Na 3ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, Elza Dete continua representando a Pastoral do Dízimo por indicação do arcebispo Dom José Alberto e em 2017 é indicado para Assessor Eclesiástico o Padre Jair Pereira da Silva. Ambos permanecem até hoje.

Agora em 2021, a Arquidiocese de Montes Claros está finalizando a IV Assembleia Arquidiocese Pastoral (IV AAP), tempo de valorizar e refletir a nossa missão na Comunidade Eclesial Missionária.

______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com

Compartilhar

Categorias