Os seminaristas André Antunes da Arquidiocese de Montes Claros, Eduardo Martins da Diocese de Januária e Rafael Alves da Diocese de Janaúba representam a Província Eclesiástica de Montes Claros e o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria no 4° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE).
O evento, que é realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), teve início no dia 11 de julho, última segunda-feira, e se estende até o próximo dia 17 na cidade de João Pessoa. São em média 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, que dividem um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações.
Segundo os organizadores, o objetivo o encontro é de “animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário”.
“Depois dos dois longos anos da pandemia do novo coronavírus, reunir mais de 350 seminaristas, formadores e reitores do Brasil inteiro neste Congresso Missionário, tem como finalidade reencontrar forças e motivações para prosseguirmos as atividades missionárias em nosso seminário e arquidiocese. Aqui temos a oportunidade do contato com diferentes culturas, que nos revela a diversidade e rosto missionário da Igreja no Brasil” relata o seminarista André Antunes.
O seminarista André partilha sua perspectiva “O Papa Francisco, no Angelus de 14 de agosto de 2016, nos disse que a Igreja tem necessidade de “missionários apaixonados, devorados pelo ardor de anunciar a todos a palavra consoladora de Jesus e a sua graça. Este é o fogo do Espírito Santo”. Nesse sentido, não somos chamados apenas para fazer missão em algum momento oportuno, mas para vive-la todos os dias e em todas as realidades, sendo testemunhas Daquele que nos chama a segui-Lo. E é por isso que a missão não se restringe a apenas uma atividade da Igreja, mas, na sua essência, a Igreja é missão.”
O Regional Leste II da CNBB (Minas Gerais) está representado por 23 seminaristas de várias dioceses do estado.
______________________________________________ **Fotos enviadas por André Antunes