Na tarde de ontem, dia 3, os seminaristas do nosso Seminário Maior Imaculado Coração de Maria tiveram a graça de participar de uma missa especial e visitar as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. A celebração foi presidida pelo padre Arley Humberto, reitor do Seminário Maior, e concelebrada por diversos padres da nossa Arquidiocese, marcando um momento de profunda espiritualidade e devoção.
Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
Nos dias 3 a 6 de junho, a cidade de Montes Claros acolhe com grande júbilo a Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Este evento grandioso celebra os 150 anos de nascimento da santa, ocorrido em 2023. As relíquias, que são um tesouro espiritual de inestimável valor, chegaram à nossa cidade sendo inicialmente hospedadas no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI. Posteriormente, passarão pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, pelo Priorado dos Premonstratenses e finalizarão sua passagem na Catedral Metropolitana.
A Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha começou sua jornada pelo Brasil em fevereiro, com um itinerário que abrange 70 cidades ao longo do país. A jornada teve seu ponto de partida no Carmelo da Santíssima Trindade, em Trindade, Goiânia, visitando casas e conventos dos Carmelitas por todo o Brasil. Desde o dia 30 de maio, as relíquias estavam na cidade de Salvador (BA) e chegaram em Montes Claros na segunda-feira, dia 3 de junho, onde permanecerão até o dia 6. Após deixar Montes Claros, as relíquias seguirão para Patos de Minas (MG), continuando sua peregrinação até a última visita que será em São Paulo, no dia 1º de outubro, dia da santa.
Esta peregrinação é uma expressão de profunda devoção e celebração da vida e do legado de Santa Teresinha, trazendo consigo os restos mortais da santa. Conhecida como “a maior santa dos tempos modernos”, como a definiu Pio X, ela é padroeira das missões e uma das quatro mulheres doutoras da Igreja. A peregrinação de suas relíquias pelo Brasil é uma celebração do legado espiritual e do exemplo de fé de Santa Teresinha, permitindo que muitos fiéis possam venerá-la e pedir por sua intercessão.