Uma tradição quase centenária, cheia de devoção e religiosidade, a Festa de Santos Reis atrai, todos os anos, em Montes Claros, milhares de fiéis durante duas semanas de celebrações em honra aos três Reis Magos. A fé e a cultura se unem na Paróquia de Santos Reis durante os dias de festa no Bairro Santos Reis.
Para o historiador e paroquiano Luiz Gustavo Soares Silva, a Festa de Santos Reis se confunde com a criação do bairro que leva o mesmo nome. Na época do surgimento da festa, o local era uma fazenda chefiada por Pedro Mendonça. “Dizem as pessoas mais velhas, que o conheceram pessoalmente, que ele era um homem generoso, capaz de acolher os tropeiros que vinham das roças trazendo seus produtos para a cidade”, afirma o historiador.
Luiz Gustavo relata que certa vez o fazendeiro foi acometido por uma doença e, acreditando que poderia morrer, fez uma promessa. “Essa promessa surgiu de um sonho em que três pássaros teriam pousado sobre uma árvore em um ponto específico de sua fazenda. Ele interpretou isso como uma manifestação divina: cada ave seria um dos reis magos. Decidiu, então, caso ficasse curado, construir uma gruta com presépio permanente. Este oratório que receberia outros devotos, incluindo-se aí foliões e pastorinhas, ao longo de todo o ano. E assim foi feito”.
Ao longo dos anos, a festa em honra aos Santos Reis foi se consolidando e a região se desenvolvendo cada vez mais. Por muito tempo, de acordo com o historiador, a cidade de Montes Claros, através da Paróquia Santos Reis, foi considerada um celeiro de folias. Para Luiz Gustavo, o trabalho da paróquia é fundamental para que a tradicional festa se mantenha viva. “Foliões e pastorinhas, assim como no caso dos catopês, para serem considerados autênticos precisam ser iniciados na tradição pelos mais velhos. Em função disso, temos ternos de folias mirins e incentivamos, através de nossos movimentos como a Infância e Adolescência Missionária, a criação de grupos de pastorinhas. É preciso sempre se beneficiar da sabedoria dos mais velhos, a devoção é transmitida através deles por meio da cultura oral. Desse modo, os ternos sempre se renovam”.
Em 01/12/2023, o Governo de Minas Gerais reconheceu a Festa de Santos Reis de Montes Claros como de relevante interesse cultural do Estado. O reconhecimento tem por objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira.
O Projeto de Lei que reconhece a relevância cultural da tradicional Festa de Santos Reis foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no dia 20/09/2023. A iniciativa, da Deputada Estadual Leninha, permite que o município de Montes Claros instaure os procedimentos necessários para o tombamento da manifestação cultural como patrimônio cultural da cidade, garantindo melhor estrutura para a festa e mantendo essa tradição tão importante para a região do bairro Santos Reis e Montes Claros.
O reconhecimento da relevância cultural da Festa de Santos Reis para o historiador e paroquiano Luiz Gustavo é uma constatação da sua autenticidade. “Nenhuma manifestação que não seja verdadeiramente autêntica sobrevive a tanto tempo. Em 2024, celebramos 94 anos de história”.
O paroquiano afirma que a folia de reis possui um pezinho nas tradições rurais. É uma festa do povo simples. “É o jeito encontrado pelo homem e pela mulher do campo (em muitos casos analfabetos) para saudar o nascimento do Menino Deus e reconhecer a grandiosidade desse acontecimento que se manifesta até mesmo no firmamento. A estrela indica que Jesus seria uma luz para as questões humanas não resolvidas. Como este mistério é difícil de ser expressado, os foliões e pastorinhas resolveram cantá-lo. Aos poucos, foram passando isso de geração em geração”.
Luiz Gustavo acrescenta que a iniciativa do Governo de Minas Gerais “é o reconhecimento de que em nenhum outro lugar se celebra a fé em Jesus através de seu nascimento e da sua manifestação nesse mundo como aqui, na Paróquia Santos Reis”. Para ele, este reconhecimento de relevância cultural é importante porque documenta e cristaliza essa tradição. “Impede que ela seja destruída ou descaracterizada. Faz com que os poderes públicos tenham também responsabilidades ainda maiores na execução dos festejos. A responsabilidade da organização continua nas mãos da comunidade, mas ao se tornar um patrimônio imaterial, ganha uma proporção muito maior”.
A Festa de Santos Reis teve início na noite do dia 24/12/2023 com a Missa de Natal e encerrou no dia 07/01/2024. A programação religiosa incluiu procissão e missa todos os dias, levantamento de mastro em homenagem aos três Reis Magos, apresentação de ternos de folia e pastorinhas, shows com artistas locais além de barracas com comidas típicas.
A devoção aos três Reis faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil. Na Arquidiocese de Montes Claros, várias comunidades trazem os Santos Reis como padroeiros. Duas paróquias são dedicadas aos Reis Magos; além da Paróquia dos Santos Reis em Montes Claros, em Engenheiro Navarro a paróquia também tem como padroeiros os Santos Reis.
__________________________________________ * Fotos: Pascom Paróquia Santos Reis **Comunicação Arquidiocese de Montes Claros (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com