Pastoral da Comunicação realiza o III Encontro Arquidiocesano

O III Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação – Pascom, realizado no último final de semana, dias 18 e 19 de novembro de 2023, na Casa de Pastoral Santo Antônio, foi um momento enriquecedor para os participantes, reunindo coordenadores paroquiais e forâneos da Pascom.

Reunião com os coordenadores:

No sábado pela manhã, o encontro teve início com uma missa presidida pelo padre George Luís Cardoso Silva, assessor pastoral da Comissão para a Comunicação do Regional Leste 2, que abrange o estado de Minas Gerais, e do Secretariado para a Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros. Essa celebração inicial proporcionou um momento de reflexão e espiritualidade, preparando o ambiente para os trabalhos da reunião dedicada aos coordenadores paroquiais e forâneos da Pastoral da Comunicação.

Nesse espaço, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, discutir desafios e trocar ideias sobre os caminhos que a Pascom tem trilhado em suas respectivas comunidades.

Além disso, houve a presença e contribuição de dois nomes expressivos na área da comunicação eclesial: Marcus Tullius, coordenador da Pascom Brasil, que apresentou um panorama da realidade da Pascom no país, trazendo reflexões úteis sobre as práticas e os desafios enfrentados em nível nacional . Amanda Oliveira, coordenadora da Comissão para a Comunicação no Regional Leste 2, também apresenta insights importantes sobre a comunicação na região, enriquecendo o debate com uma perspectiva mais regional e próxima da realidade local.

Este momento é mostrado fundamental para aprofundar não apenas as discussões sobre as práticas da Pascom, mas também para estreitar os laços entre a realidade local e as diretrizes e práticas impostas nos âmbitos nacional e regional. Foi uma oportunidade única de aprender com experiências diversas e enriquecedoras, consolidando a visão integral da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Montes Claros.

Coordenadores forâneos e paroquiais da Pascom.

Publicação do Guia Arquidiocesano de Comunicação Pastoral:

Na tarde do primeiro dia do encontro, duas conferências marcaram o evento. A primeira, intitulada “Aprender a ver com aquele que teve compaixão”, foi conduzida por Marcus Tullius, seguida pela segunda, “Do encontro à comunidade: desafios para uma pastoral de comunhão e sinodalidade”, ministrada por Amanda Oliveira. Neste momento, também foi apresentado, pelo padre George Luís, o Guia Arquidiocesano de Comunicação Pastoral, fruto de um processo sinodal que promete iluminar e dinamizar a comunicação pastoral e institucional na Arquidiocese.

Logo após esta apresentação tão aguardada, os participantes se reuniram em grupos para um momento prático e colaborativo. Neles, foram estimulados a planejados e delineados as atividades da Pascom em suas respectivas paróquias. Essa dinâmica permitiu a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos, possibilitando a tradução das diretrizes no guia para a realidade específica de cada comunidade.

Foi um momento de interação e troca de ideias onde os participantes compartilharam estratégias, discutiram desafios locais e exploraram maneiras inovadoras de promover a comunicação pastoral em suas paróquias.

Clique aqui e baixe o Guia Arquidiocesano de Comunicação Pastoral.

No período da noite de sábado, o Encontro da Pastoral da Comunicação ofereceu uma variedade de workshops temáticos, cada participante teve a oportunidade de escolher duas entre as opções disponíveis. Esses workshops foram conduzidos por especialistas em diferentes áreas, aprofundando o conhecimento e as habilidades dos participantes.

Os temas abordados foram vastos e pertinentes à comunicação eclesial contemporânea. Vivian Magalhães liderou a oficina sobre gerenciamento de redes, fornecendo insights valiosos sobre como melhorar a presença digital da igreja.

Oficina: Gerenciamento de redes com Vivian Magalhães.

Laura Tupinambá exerceu seu conhecimento na área de fotografia, explorando formas de capturar e transmitir uma mensagem visual de maneira impactante.

Oficina: Fotografia com Laura Tupinambá.

Marcus Tullius contribuiu uma sessão dedicada às atualizações no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento fundamental para orientar as práticas comunicativas da comunidade eclesial.

Oficina: Atualizações no Diretório de Comunicação com Marcus Tullius.

Por fim, Amanda Oliveira bordou a Campanha da Fraternidade, discutindo sua relevância e estratégias para sua eficácia, divulgação e engajamento.

Oficina: Campanha da Fraternidade com Amanda Oliveira.

Esses workshops proporcionaram um ambiente de aprendizado dinâmico e prático, onde os participantes puderam mergulhar em temas específicos e relevantes para a comunicação pastoral, fortalecendo suas habilidades e conhecimentos para aplicação direta em suas comunidades.

No domingo: Um Marco para a Comunicação da Arquidiocese

O domingo teve um início marcante com a celebração da Santa Missa presidida por dom José Carlos, arcebispo de Montes Claros, e concelebrada pelo padre George Luís, assessor do Secretariado Arquidiocesano para a Comunicação. Este momento litúrgico solene não apenas elevou a espiritualidade do encontro, mas também marcou o cenário para acontecimentos significativos.

Durante a celebração, foi realizado o lançamento oficial do Guia Arquidiocesano de Comunicação Pastoral e do Secretariado Arquidiocesano para a Comunicação. O decreto de instalação do Secretariado foi lido por Karla Zuba, coordenadora arquidiocesana da Pascom, enfatizando a importância e o comprometimento da Arquidiocese de Montes Claros com aprimoramento e fortalecimento da comunicação pastoral.

Dom José Carlos, arcebispo de Montes Claros, expressou na apresentação do Guia,  sua expectativa de que este guia eduque para uma comunicação humanizadora e evangelizadora, fundamentada na verdade. Padre George Luís, assessor do Secretariado para a Comunicação, enfatizou o papel do guia em auxiliar os responsáveis ​​pela comunicação a seguir os caminhos propostos pela IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

Clique aqui e baixe o Guia Arquidiocesano de Comunicação Pastoral.

Ao final da celebração, o padre George Luís expressou seus agradecimentos pelo trabalho realizado aos membros da coordenação arquidiocesana que atuam até o final de 2023, Karla Zuba e Júnior Sá. Seu reconhecimento destacou o envolvimento e a dedicação desses líderes, cujo compromisso foi fundamental para os avanços e conquistas na área de comunicação pastoral na Arquidiocese de Montes Claros.

Este celebração solene não apenas marcou o compromisso oficial com uma comunicação mais eficaz e integrada, mas também representa um passo significativo na concretização das diretrizes e propostas discutidas ao longo do Encontro da Pascom. O lançamento dessas estruturas reflete o compromisso da Arquidiocese em promover uma comunicação fundamentada nos princípios evangélicos e voltada para uma evangelização autêntica e significativa.

O domingo continuou com uma sequência de conferências profundas e enriquecedoras. A 3ª Conferência, conduzida por Amanda Oliveira, bordou o desafio de “Como transmitir e refletir o estilo cristão de ser nas redes sociais digitais?“. Foi um momento de reflexão crucial diante do papel das redes sociais na divulgação dos valores e mensagens cristãs.

Em seguida, a 4ª Conferência, liderada por Marcus Tullius, intitulada “Aprender a ver a partir da ótica de quem caiu nas mãos dos ladrões”, trouxe à tona uma reflexão profunda sobre a compaixão e o olhar solidário e compassivo perante aqueles que enfrentam dificuldades e desafios.

Essas conferências não apenas trouxeram reflexões importantes sobre a comunicação no contexto atual, mas também reforçaram a importância de uma abordagem ética, compassiva e solidária no uso das mídias digitais e no olhar para o próximo.

Eleição dos novos coordenadores arquidiocesanos

Durante esta manhã, um momento decisivo marcou o encontro: a eleição dos novos coordenadores arquidiocesanos da Pascom, que assumirão suas funções em 2024. Os eleitos foram Enio Rodrigues Botelho Junior, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Catedral de Montes Claros, como coordenador; Marcela Natalli Souza Fernandes, da Paróquia São Judas de Tadeu de Montes Claros, como vice-coordenadora; e Mônica Rocha Santos, da Paróquia Senhora Sant’Ana de Brasília de Minas, como secretária.

A escolha desses novos líderes representa não apenas uma transição, mas também uma continuidade comprometida com os ideais da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Montes Claros. Suas experiências e compromissos anteriores certamente contribuirão para o fortalecimento e a expansão das atividades da Pascom, enriquecendo ainda mais o trabalho já desenvolvido.

Este momento de transição também é uma oportunidade para expressar gratidão aos coordenadores anteriores pelo seu empenho e dedicação na condução da Pascom, desejando sucesso e inspiração aos novos líderes para guiarem a Pastoral da Comunicação nessa próxima etapa.

Além da eleição dos novos coordenadores arquidiocesanos da Pascom para o ano de 2024, também foram definidos os coordenadores forâneos de algumas forânias que estavam vagas. Os eleitos assumirão um papel fundamental na articulação e no fortalecimento da comunicação pastoral em suas respectivas áreas, contribuindo para a disseminação dos princípios e diretrizes da Pastoral da Comunicação.

Coordenadores eleitos para a Pascom.

Ao encerrar o evento, Padre George Luís expressou seus agradecimentos e concedeu a benção de envio aos comunicadores presentes, ressaltando a importância desse serviço para as comunidades. Este encontro da Pascom foi um marco significativo na busca por fortalecer e aprimorar a comunicação pastoral dentro da Arquidiocese de Montes Claros.

___________________________________________
*Fotos: Ascom, Adriana Rodrigues Correa e Laura Tupinambá
**Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: comunicacao@arquimoc.com

Compartilhar

Categorias